sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Estrada Fantasma assusta aves?

Artigo publicado na nature recentemente demonstra que o tráfego de aves pode ser influenciado por ruídos.

Why did the bird not cross the road? Por que as aves não atravessaram a estrada?
Ruídos, ao que tudo indica, faz ao menos parte dessa explicação.

Christopher McClure, Jesse Barber e seus colegas da universidade de Boise em Idaho, Estados Unidos, criaram uma estrada fantasma para testar os efeitos de ruídos no tráfego de aves, sem carros reais ou interrupções da paisagem visual.

Os pesquisadores promoveram sons contínuos através de alto-falantes uniformementes espaçados ao longo de um cume de 500 metros na região do tráfego das aves por um período de quatro dias, seguido de quatro dias de silêncio. Eles monitoraram vários sítios entre a estrada falsa e na área controle sempre de manhã por sete semanas e meia, aproximadamente dois meses.

Quando as gravações eram executadas, o número de aves declinava o equivalente a mais de um quarto, ou seja, mais de 25%. Duas espécies, Bombycilla cedrorum e Setophaga petechia evitaram o tráfego na estrada com ruídos quase completamente. Veja as figuras representativas das duas espécies citadas:

Figura 1: Bombycilla cedrorum, conhecida popularmente como "Cedar Waxwing". 

Figura 2: Setophaga petechia, conhecida vulgarmente como toutinegra-amarela ou mariquita-amarela.

São artigos como este que nos mostram como nós humanos impactamos a vida dos animais. Muito interessante a pesquisa, a partir de dados descritos podemos ao menos levantar medidas mitigatórias que amenizem a destruição e devastação descontrolada.

Fonte: Phantom road frightens birds, artigo publicado na Nature.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário